sexta-feira, 8 de junho de 2012

SEMANA DA PEDAGOGIA , FACULDADE MÉTODO DE SÃO PAULO. O MUNDO ENCANTADO DOS CONTOS INFANTIS!!!







POR QUE SONHAR  É  REALMENTE POSSÍVEL..  PEDAGOGIA 2012. FAMESP.

Dicas de livros infantis


Viagem ao Mundo em 80 Histórias
Tato, o Gato -  é a história de um gato que tem um rato como animal de estimação e enfrenta alguns probleminhas no primeiro dia de aula. A história é fofa, mas as ilustrações são mesmo o ponto forte do livro. Dá vontade de comer. Editora Rocco.
A Árvore Generosa -  História linda sobre a amizade, o tempo, a vida. Imperdível, não pode deixar de ter. Editora Cosacnaify (isso mesmo).
Histórias à Brasileira, Ana Maria Machado. Ulisses adora essas histórias, mais longas, cheias de personagens meio fantásticos. Ed. Companhia das Letrinhas.
A Casa Sonolenta, um clássico. Amo muito! As ilustrações, chuva lá fora, o povo dormindo... até que chega a pulga. E o sol. Lindo. Wood & Wood, Editora Ática.
O Carteiro Chegou
Maneco Caneco Chapéu de Funil, de Luís Camargo.
Brincando com as Estrelas, de Almir Mota, com ilustrações de S. Rodrigues.  E contar a história do menino que não tinha par para dançar a quadrilha, mas tinha amigas no céu. Fofo. Editora Casa da Prosa.
As Letras, de Lalau e Laurabeatriz. Para apresentar o alfabeto com palavras que remetem ao universo brasileiro, nossa fauna e flora, nossas lendas e mitos. Para cada letrinha, um versinho com referências nacionais. Bonitinho e bem colorido. Editora Amarilys.
"A letra D pegou
Um punhado de raios de sol,
jogou no meio do rio,
e desse jeito nasceu o dourado."
 
.Os clássicos dispensam sugestões e tenho certeza de que você, encontra fácil em qualquer idioma.
 BOA LEITURA...

DICA DE TEATRO..

De R$ 30,00 p/ R$ 7,00: Ingresso para peça infantil O Mundo Mágico de Oz, em cartaz no Teatro Ressurreição, no Jabaquara

Destaques

  • 77% de desconto;
  • De R$ 30,00 por R$ 7,00
  • Ingresso para peça infantil “O Mundo Mágico de Oz”, em cartaz no Teatro Ressurreição;
  • encena a história de Dorothy, uma garota sonhadora que faz uma fantástica viagem pela encantada “Terra de OZ”;
  • a personagem conhece três novos amigos - o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Medroso -, com quem vive uma linda e mágica aventura;
  • o teatro passará para as crianças grandes lições sobre o amor e a verdadeira amizade;
  • o Teatro Ressurreição possui 380 lugares, ar condicionado, lanchonete e estacionamento conveniado;
  • o teatro tem fácil localização, próximo ao Metrô Jabaquara.

Condições

  • Validade: de 08/05/2012 até 29/07/2012;
  • não há limite de compra ou utilização de cupons por pessoa;
  • pode ser comprado como presente;
  • as apresentações ocorrerão aos domingos às 11h30;
  • é necessário torcar seu cupom pelo ingresso, com até 1h de antecedência do início do espetáculo;
  • a taxa do estacionamento não está inclusa;
  • sujeito a lotação da casa;
  • o cupom poderá ser utilizado a partir da confirmação do pagamento e estará disponível no campo "Minhas Compras" do nosso site;
  • não cumulativo com outras promoções.

Detalhes da Oferta

Criatividade, fantasia e emoção. Que tal proporcionar tudo isso aos seus pimpolhos em uma incrível e mágica visita ao teatro? Aproveite a oferta de hoje e embarque com as crianças em uma aventura, cheia de lições sobre o amor e a verdadeira amizade:

Ingresso para peça infantil “O Mundo Mágico de Oz”.

A peça, com duração de 100 minutos, será apresentada no Teatro Ressurreição, um moderno e sofisticado espaço cultural localizado próximo ao metrô Jabaquara. O local possui 380 lugares, ar condicionado, lanchonete, estacionamento conveniado e muito mais para você desfrutar dos espetáculos com todo o conforto necessário

O Mundo Mágico de Oz encena a história de Dorothy, uma garota sonhadora que faz uma fantástica viagem pela encantada “Terra de OZ”. Buscando o caminho que a leve de volta para casa, a personagem encontra uma bruxa maquiavélica, uma bruxa boazinha e ainda conhece três novos amigos - o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Medroso -, com quem vive uma linda e mágica aventura.

Reúna a família a aproveite essa incrível história!



Site: www.teatroressurreicao.com.br
Horário das apresentações: todos os domingo às 11h30
Teatro Ressurreição Rua dos Jornalistas, 123, Jabaquara, São Paulo, SP, Brasil

(11) 5016-1787

...poesia da vez...


 
Poema
 
António Aleixo António Fernandes Aleixo Portugal

1899 // 1949 Poeta popular
Desporto e Pedagogia I
 
 


Diz ele que não sei ler
Isso que tem? Cá na aldeia
Não se arranjam dúzia e meia
Que saibam ler e escrever.

II

P'ra escolas não há bairrismo,
Não há amor nem dinheiro.
Por quê? Porque estão primeiro
O Futebol e o Ciclismo!

III

Desporto e pedagogia
Se os juntassem, como irmãos,
Esse conjunto daria,
Verdadeiros cidadãos!
Assim, sem darem as mãos,
O que um faz, outro atrofia.

IV

Da educação desportiva,
Que nos prepara p'ra vida,
Fizeram luta renhida
Sem nada de educativa.

V

E o povo, espectador em altos gritos,
Provoca, gesticula, a direito e torto,
Crendo assim defender seus favoritos
Sem lhe importar saber o que é desporto.

VI

Interessa é ganhar de qualquer maneira.
Enquanto em campo o dever se atropela,
Faz-se outro jogo lá na bilheiteira,
Que enche os bolsinhos aos que vivem dela.

VII

Convém manter o Zé bem distraído
Enquanto ele se entrega à diversão,
Não pode ver por quantos é comido
E nem se importa que o comam, ou não.

VIII

E assim os ratos vão roendo o queijo
E o Zé, sem ver que é palerma, que é bruto,
De vez em quando solta o seu bocejo,
Sem ter p'ra ceia nem pão, nem conduto.

António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo...

dicas de filmes infantis para um grande final de semana e com aquela pipoquinha hummmm!!!





bom final de semana!!!!

simbora meu povo, dança quadrilha..uaiiii




imagens para colorir.







como é importante a leitura na vida de uma criança.


A importância da leitura e literatura infantil

Renata Junqueira de Souza
 
A importância da leitura e literatura infantil na formação das crianças e jovens
A infância é o melhor momento para o indivíduo iniciar sua emancipação mediante a função liberatória da palavra. É entre os oito e treze anos de idade que as crianças revelam maior interesse pela leitura. O estudioso Richard Bamberger reforça a idéia de que é importante habituar a criança às palavras. "Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano."
Inúmeros pesquisadores têm-se empenhado em mostrar aos pais e professores a importância de se incluir o livro no dia-a-dia da criança. Bamberger afirma que, comparada ao cinema, ao rádio e à televisão, a leitura tem vantagens únicas. Em vez de precisar escolher entre uma variedade limitada, posta à sua disposição por cortesia do patrocinador comercial, ou entre os filmes disponíveis no momento, o leitor pode escolher entre os melhores escritos do presente e do passado. Lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-Ia, reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender.
Essa flexibilidade garante o interesse continuo pela leitura, tanto em relação à educação quanto ao entretenimento.
A professora e autora Maria Helena Martins chama a atenção para um contato sensorial com o objeto livro, que, segundo ela, revela "um prazer singular" na criança. Na leitura, por meio dos sentidos, a criança é atraída pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio fácil e pelas possibilidades emotivas que o livro pode conter. A autora comenta que "esse jogo com o universo escondido no livro "pode estimular no pequeno leitor a descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo.
Esses primeiros contatos despertam na criança o desejo de concretizar o ato de ler o texto escrito, facilitando o processo de alfabetização. A possibilidade de que essa experiência sensorial ocorra será maior quanto mais freqüente for o contato da criança com o livro.
Às crianças brasileiras, o acesso ao livro é dificultado por uma conjunção de fatores sociais, econômicos e políticos. São raras as bibliotecas escolares. As existentes não dispõem de um acervo adequado, e/ou de profissionais aptos a orientar o público infantil no sentido de um contato agradável e propício com os livros.
Mais raras ainda são as bibliotecas domésticas. Os pais, quando se interessam em comprar livros, muitas vezes os escolhem pela capa por falta de uma orientação direcionada às preferências das crianças.
É de extrema importância para os pais e educadores discutir o que é leitura, a importância do livro no processo de formação do leitor, bem como, o ensino da literatura infantil como processo para o desenvolvimento do leitor crítico.
Podemos tomar as orientações da professora Regina Zilberman, estudiosa em literatura infanto-juvenil e leitura, como forma de motivarmos as crianças e os jovens ao hábito de ler: abordar as relações entre a literatura e ensino legitimando a função da leitura, sugerindo livros, assim como atividades didáticas, a fim de alcançar o uso da obra literária em sala de aula e nas suas casas com objetivos cognitivos, e não apenas pedagógicos; considerar o confronto entre a criação para crianças e o livro didático, tornando o último passível de uma visão crítica e o primeiro ponto de partida para a consideração dos interesses do leitor e da importância da leitura como desencadeadora de uma postura reflexiva perante a realidade.
Assim, com relação à leitura e à literatura infantil, pais e professores devem explorar a função educacional do texto literário: ficção e poesia por meio da seleção e análise de livros infantis; do desenvolvimento do lúdico e do domínio da linguagem; do trabalho com projetos de literatura infantil em sala de aula, utilizando as histórias infantis como caminho para o ensino multidisciplinar.
Estratégias para o uso de textos infantis no aprendizado da leitura, interpretação e produção de textos também são exploradas com o intuito final de promover um ensino de qualidade, prazeroso e direcionado à criança. Somente desta forma, transformaremos o Brasil num país de leitores.

Renata Junqueira de Souza é PhD em Literatura e Educação e professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Universidade Estadual de São Paulo, onde coordena o Núcleo Lúdico de Pesquisa e Extensão.
Email para contato: renataecia@stetnet.com.br
Artigo extraído da revista Comunicação e Cultura, editado pela Editora Paulus - abril/maio de 2003.

Mais em: http://www.qdivertido.com.br/verartigo.php?codigo=24#ixzz1xCx3qgRZ

grandes festas .

História da Fessa Junina e tradições
 Origem da festa junina, história, tradiões, festejos, comidas típicas, quemesses, dança da quadrilha, influência francesa portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste,  dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época, os balõe etc..

 

  Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas
.  
Festas Juninas no Nordeste 
 
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
 
Comidas típicas 
 
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais
Tradições  

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

Organize em sua escola, para seus alunos uma grande festa, com aquelas guloseimas que só nas festas juninas tem. 

 divirta-se com sua turma!!!!!!!!

      BOAS FESTAS...


 




MASSINHA DIVERTIDA  

Seus alunos adoram brincar com massa de modelar?
 Que tal se, além de exercitarem sua criatividade brincando, eles aprenderem a fazer sua própria massa de modelar?A receita que lhe damos é fácil e não custa caro. Pode ser feita em casa ou na sala de aula. É bom que as crianças vistam um avental ou uma roupa que possa sofrer os respingos de tinta e os banhos de farinha que são inevitáveis.

INGREDIENTES.


1 xícara farinha de trigo                        
½ xícara sal                      
½ xícara água
¼ xícara vinagre      
 ¼ xícara guache.

MODO DE PREPARAR.

 Misture a farinha de trigo com o sal. Aos poucos, vá acrescentando a água e o vinagre. Por último, acrescente a tinta guache. Se preferir, divida a receita ao meio e use duas cores de tinta guache, uma para cada porção de massa. Não se esqueça que ao dividir a receita ao meio, a quantidade de tinta também deve ser proporcional. Amasse tudo muito bem, até obter uma massa lisa.

DIVERSÃO GARANTIDA!!!

                                              

VINHO QUENTE SEM ÁLCOOL.

            PROIBIDO PARA MAIORES!!!!

FENÔMENO NAS FESTAS JUNINAS..


NESTES DIAS DE FESTAS JUNINAS NADA COMO UM BOM VINHO QUENTE.

 

E NOSSOS  BAIXINHOS ADORARIAM TOMAR UM VINHO QUENTE, E VOCÊ SE PERGUNTA , COMO? E O ÁLCOOL?

POIS AGORA JÁ É POSSÍVEL..

SABOROSO VINHO QUENTE SEM ÁLCOOL!!!!!

                         VAMOS A RECEITA?

 

1 LITRO DE SUCO DE UVAS VERMELHAS.

MAÇÃS SEM CASCA E PICADAS EM CUBINHOS.

ALGUNS CRAVOS .

UVAS CORTADAS EM RODELAS .           

AÇÚCAR À GOSTO. 

 

                     MODO DE PREPARO. 

1- LEVAR O SUCO DE UVA JUNTAMENTE COM 1 LITRO E MEIO DE ÁGUA PARA FERVER, ACRESCENTE AS FRUTAS , O CRAVO E O AÇÚCAR.

DEIXER FERVER POR UNS 15 MINUTINHOS , AGUARDE ESFRIAR UM POUCO E SIRVA PARA AS CRIANÇAS MORNO

BISCOITOS TRA LÁ LÁ.

            BISCOITOS TRALALÁ..

RECEITA.

             QUANTIDADE PARA UMA FAMÍLIA .
                                                                                                 
500G DE AMIDO DE MILHO.
MEIA LATA DE LEITE CONDENSADO. 
150G DE MARGARINA
100G DE CÔCO RALADO.

MODO DE PREPARO

1- DESPEJE O AMIDO DE MILHO EM UMA TIGELA, ABRA UM BURACO NO CENTRO.
2- COLOQUE O RESTANTE DOS INGREDIENTES, MISTURE COM DELICADEZA ATÉ A MASSA  DAR PONTO DE ENROLA.
3- UNTE AS MÃOS, ENROLE OS BISCOITOS DA MANEIRA QUE QUISER, OU CORTE -OS COM CORTADORES DE FORMAS DIFERENTES.
4- ACOMODE OS BISCOITOS EM UMA FÔRMA SEM SER UNTADA DA MANEIRA QUE ACHARMELHOR.
5- COLOQUE NO FORNO EM TEMPERATURA BAIXA E DEIXE POR DEZ MINUTOS OU ATÉ PERCEBER QUE ESTÃO PRONTOS .
6- SÓ DESENFORME COM OS BISCOITOS FRIOS, PODE  CORRER O RISCO QUE ELES SE QUEBREM ANTES DE ESFRIAR.

FAÇA COM SEUS FILHOS , DIVERSÃO GARANTIDA. 


        BISCOITOS TRALALÁ . 
                    SUA FAMÍLIA VAI GOSTAR!!!